Para entender o que é consumo consciente, é necessário compreender que o consumo de qualquer produto ou serviço trará a você consequências positivas e negativas.
Toda vez que consumimos algo, isso afeta não apenas nossa vida, como também ao meio ambiente, à sociedade e, por fim, à economia.
Portanto, faz-se mais que necessário analisarmos nossos hábitos de consumo, principalmente para saber se realmente necessitamos daquilo que estamos prestes a adquirir.
O consumo consciente diz respeito a sabermos sobre os impactos que nossas compras podem causar em um contexto geral.
A seguir, saiba mais sobre o que é consumir com consciência, quais os principais benefícios dessa prática e porquê aderir a ela.
Afinal, o que é consumo consciente?
Consumo consciente é uma prática de consumo onde tudo que se decide adquirir é previamente pensado no impacto que a compra causará ao meio ambiente, finanças e sociedade.
Você pode integrar essa prática ecologicamente correta à sua rotina diária até que esta torne-se um hábito.
Um exemplo prático de se aderir ao consumo consciente é quando, por exemplo, você opta por comer todas as frutas que têm em sua casa ao invés de comprar mais.
Ou mesmo quando você optar por não comprar ainda mais roupas quando seu armário possui peças que você talvez só tenha usado uma ou duas vezes desde que as adquiriu.
Assim, estará agindo como um consumidor consciente, evitando o desperdício de dinheiro e comida.
De acordo com pesquisas do Instituto Akatu, cada vez mais pessoas aderem ao estilo de vida do consumo consciente, pois compreenderam, enfim, a importância que suas compras têm no contexto do meio ambiente e sociedade no geral.
Quais os benefícios ambientais dessa prática?
O consumo consciente não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, como também gera benefícios imediatos na qualidade de vida das pessoas que aderem a esta prática.
Pequenas atitudes tomadas de forma consciente e inteligente nos trazem bem-estar, economia financeira e impactos positivos em nossa saúde.
Assim, visualizamos um futuro mais tranquilo para nós e nossa família.
Por que aderir à pratica do consumo consciente?
Como dito anteriormente, o consumo consciente é uma forma de nos atentar para que cuidemos dos nossos hábitos de consumo, pois estes afetam não apenas nossa qualidade de vida, como também todo o contexto ao nosso redor.
A seguir, saiba como aderir ao consumo consciente e contribuir para que possamos viver em uma mundo mais ecologicamente correto.
O Instituto Akatu lista algumas condutas que devemos adquirir para modificar hábitos de consumo prejudiciais:
- Reflita sobres seus valores. Pense e repense no que você acredita ser o melhor para a preservação do meio ambiente e alinhe sua conduta a esses princípios;
- Jamais compre produtos de contrabando ou piratas. Não alimente a indústria clandestina;
- Compartilhe com as pessoas ao seu redor sobre o conceito de consumo consciente. Quanto mais pessoas souberem dessa prática de consumo, melhor para o meio ambiente, economia e sociedade;
- Ao conhecer uma empresa que aplica em sua corporação práticas de responsabilidade social, valorize e, se puder, divulgue os produtos ou serviços que ela oferece;
- Crie o hábito de separar seu lixo;
- Ao realizar compras no cartão de crédito, faça sempre de forma consciente para não acabar se endividando;
- Reutilize embalagens e produtos ao invés de simplesmente descartá-los;
- Reflita sobre os impactos ambientais que seu consumo pode estar causando;
- Alimente o hábito de apenas consumir o necessário.
- Evite comprar compulsoriamente, bem como adquirir itens ou alimentos que já possui em sua casa;
- Faça um planejamento antes de sair às compras. Quando planejamos o que vamos comprar, evitamos gastos desnecessários. Com isso, economizamos mais e reduzimos significativamente o impacto ambiental que nosso consumo poderia vir a causar.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.