Os termos moda sustentável e moda consciente se tornaram expressões muito populares nos últimos anos. Também não é para menos, afinal de contas, a preocupação com a diminuição de recursos para a fabricação de peças e o impacto disso no planeta é algo que vem crescendo bastante com o tempo.
Mas, poucas pessoas sabem realmente o que cada um dos termos significa e os seus benefícios. E é sobre isso que vamos falar nesse post.
Confira!!
Moda sustentável e moda consciente: O que são e como se diferenciam
Antes de falarmos sobre as vantagens dessas tendências, vamos deixar claro o que é moda sustentável e moda consciente. Na Moda sustentável, o foco está na criação de processos de produção de roupas e acessórios que sejam menos prejudiciais para o meio ambiente.
Isso envolve desde a escolha de tecidos ecológicos, até a reutilização da água usada no setor têxtil. Ou seja, ela tem as marcas como protagonistas.
Por sua vez, a Moda Consciente tem o consumidor como foco central do seu processo de produção. Isso porque, nessa tendência o objetivo é fazer com que as pessoas passem a comprar com mais consciência.
E isso envolve desde a escolha de peças de qualidade que durem mais e envolvam um sistema de produção mais transparente, de modo que todos possam saber o que estão usando, do que as peças foram feitas e quem as costurou.
Moda sustentável e moda consciente e seus benefícios
A moda sustentável e moda consciente são duas tendências que trazem uma série de benefícios tanto para as marcas como para os consumidores. Abaixo, listamos algumas dessas vantagens. Confira:
· Redução dos danos ao meio ambiente
Diferentemente do que é praticado na moda fast fashion (moda descartável), o conceito de produção proposto pela moda consciente e sustentável ajuda a reduzir drasticamente os danos que geralmente a indústria causa ao meio ambiente.
Isso porque com a inserção de matéria prima sustentável na confecção das roupas bem como de práticas menos poluentes, há uma queda no impacto ambiental e exploração de recursos naturais.
· Moda atemporal
Investindo em moda sustentável e consciente, você está aderindo a uma pratica onde as roupas tem um significado maior e totalmente atemporal. Ou seja, elas não se ligam a tendências, o que faz com que o seu guarda-roupa continue válido independentemente da estação que está prevalecendo nas passarelas.
Dessa forma, você não terá que comprar roupas que irão durar pouco tempo e que logo serão substituídas por outras, o que vai ajudar você a também economizar dinheiro.
Quando surgiu essas expressões?
Essas duas tendências surgiram entre as décadas de 50 e 60, por conta do movimento Hippie. E desde então, várias marcas, estilistas e grifes passaram a aderir a essa tendência.
Uma das mais emblemáticas é a adesão de Dana Cohen, que mostrou que é possível criar peças mais sustentáveis, mas sem deixar a elegância de lado.
E várias outras empresas passaram a trabalhar pensando em reduzir o impacto no meio ambiente. Tanto que foi criada a Eco Age, uma empresa que tem como objetivo justamente avaliar o nível de sustentabilidade das marcas.
A Apoo também aderiu a tendência de moda sustentável. Seu processo de produção é constantemente aperfeiçoado para que sua linha de roupas seja confeccionada focando na qualidade e durabilidade das peças. Dessa forma, é possível oferecer opções de moda infantil mais sustentáveis, duráveis e que sigam as tendências do momento.
Gostou de saber mais sobre a moda sustentável e moda consciente? Então aproveite para conferir nosso programa de Reuso de roupas. Veja também nossas opções fashions e sustentáveis para montar os looks da criançada na Apoo.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.