O Upcycling é uma das tendências que vem crescendo junto da preocupação com o meio-ambiente. Hoje, a indústria da moda é uma das que mais prejudica o mundo.
Isso porque, ela é fortemente dependente de várias fontes de recursos não-renováveis. Além disso, anualmente a cadeia produtiva têxtil utiliza trilhões de litros de água.
E com todos esses danos, já é passada da hora das marcas e da indústria como um todo tome providências para amenizar esses efeitos, e ainda otimize processos de produção. E é exatamente aí que está a importância do Upcycling. Confira!!!
O que é Upcycling e quando surgiu?
O Upcycling, também conhecido como “movimento slow fashion” ou “movimento maker”, é uma tendência que visa a inovação e mudanças de comportamento no modo que consumimos e damos novas utilidades para itens.
Ela surgiu por volta da década de 90, mas apenas há alguns anos começou a se popularizar no Brasil. Esse conceito se baseia no processo de utilizar peças ou insumos que seriam descartados, para criar algo novo por meio da customização.
Com isso, você consegue ter um produto de qualidade, sustentável, criativo e inovador. Ou seja, a marca cria algo novo e agrega mais valor a esse produto por meio do reaproveitamento de algo que antes seria descartado.
Quais os benefícios na utilização do Upcycling na moda?
O Upcycling oferece diversos benefícios para a indústria da moda. Isso porque, ele se baseia no uso de algo que seria descartado para criar algo novo, e nesse sentido são várias vantagens, tais como:
· Reduz o impacto da indústria
Um dos grandes diferenciais desse movimento é que ele pode ajudar a reduzir o impacto da indústria no meio-ambiente. Isso porque, por meio dele é possível reaproveitar insumos descartados para a criação de novos produtos.
Consequentemente, com isso, também se evita que esses resíduos acabam se acumulando.
· Rentabilidade
Outro grande diferencial do Upcycling é que ele é rentável. Não só pelo fato de você usar materiais já existem e que já estão incluídos nas despesas, como é possível lucrar com a venda dos produtos feitos a partir do reaproveitamento desses insumos.
Além disso, reaproveitar algo que a princípio seria descartado ainda gera uma redução de custos para a empresa.
· Gera impacto social
Muitas empresas que aderem ao Upcycling também geram impacto social. Isso porque o reaproveitamento acaba gerando mais empregos, conscientizando as pessoas sobre a importância da sustentabilidade.
E tudo isso contribui para uma sociedade melhor.
Quais marcas adotam Upcycling?
Diversas marcas já adotam o Upcycling em seus processos de fabricação, garantindo assim que a indústria da moda, mesmo que aos poucos, se torne cada vez mais sustentável.
A Comas, por exemplo, é uma marca da estilista Agustina Comas. A proposta dessa empresa é justamente usar o processo de upcycling para transformar antigas peças de roupas em novas.
Para isso, ela reutiliza camisas masculinas que não são mais usadas para a fabricação de roupas femininas, como saias, blusas e vestidos. Você dá um novo significado para essas peças, mas utilizando um processo que já existe.
E a Apoo também é uma das marcas adeptas a essa tendência e que inova criando produtos de insumos. Em nossa empresa, todas as sobras de tecidos das roupas vendidas no e-commerce são reutilizadas para a confecção de bonecas, onde redefinimos esses retalhos, de uma maneira sustentável e lúdica.
Dessa forma, criamos um novo produto e evitamos que essas sobras cheguem até o meio-ambiente.
E você, o que acha dessa iniciativa? Quer saber mais sobre o Upcycling? Comente abaixo!
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.