Consciência é a primeira palavra que devemos pensar quando falamos de consumo. Imagine uma casa com quase 8 bilhões de moradores e cada um produzindo 500 quilos de lixo anualmente. Esse é o retrato atual do mundo em que vivemos, por essa razão precisamos nos atentar ao consumo e descarte consciente.
É possível reutilizar os resíduos transformando-os em novos produtos?
A crescente demanda do consumo tem nos impulsionado a sair em busca de soluções para essas questões. Precisamos pensar em como conciliar as necessidades globais de consumo, de uma população que em 2050 chegará a 9 bilhões de habitantes, às necessidades de renovação do planeta.
Quando lançamos o olhar desse consumo para o mercado têxtil, os dados são mais alarmantes. No Brasil, somos hoje mais de 190 milhões de habitantes, consumindo cerca de 5,3 bilhões de peças de roupas anualmente. Somos o 4ª maior produtor de malhas do mundo, segundo dados da ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil).
Precisamos pensar sobre a reutilização de resíduos dos processos de produção das roupas, bem como as peças que perdem sua utilidade, seja por perda de tamanho ou somente por desgaste no uso.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, uma criança desde o nascimento até seu primeiro ano de vida cresce em média cerca de 25 centímetros, entre 1 e 3 anos, uma média de 12,5 centímetros por ano, após os 3 anos até a puberdade, essa média é de 5 a 7 centímetros por ano.
Como pais, sabemos a frequência em que vamos as compras durante essas fases, esse grande consumo de roupas se faz necessário, porém precisamos atuar de forma ativa a fim de minimizar o grande impacto disso no planeta, pois nossos recursos são finitos e cuidando deles, estamos protegendo o futuro dos nossos filhos.
Precisamos nos inspirar no processo natural de reaproveitamento da natureza, onde restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para outras plantas produzirem mais frutas, ou seja, um ciclo sustentável e virtuoso.
Pensando justamente nesse ciclo sustentável e na utilização consciente de recursos, vem a proposta de manter um produto o maior tempo possível na economia, e mesmo após o fim de seu ciclo de uso para um primeiro consumidor, esse mesmo produto pode ser reutilizado por demais consumidores
A Apoo uma empresa consciente, comprometida com um consumo sustentável acredita que mudando nossa consciência de consumo hoje, estaremos cuidando ativamente do mundo e garantindo um futuro muito melhor aos nossos filhos e netos.
Preocupados em reduzir o impacto que a produção de roupas produz, criamos um excelente programa, onde você pode, após um ano de uso, devolver a roupa e ganhar descontos.
Conhece mais o nosso programa Reuse Apoo
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.